Palavra-chave: sustentabilidade, 5Rs
Precisamos falar sobre sustentabilidade. Com o passar dos anos, os recursos naturais, os quais sempre utilizamos e dispomos, estão se tornando escassos. Como sabemos, esses elementos não são infinitos e podem acabar ainda em nossa geração.
Hoje em dia, já existem muitos programas voltados para esse tema, tendo como objetivo fazer com que as pessoas se conscientizem. Um deles é a teoria dos 5 Rs sustentáveis, que fala a respeito de cinco ações para se reduzir o impacto das más atitudes dos seres humanos em nosso planeta.
Trazendo a teoria para a prática cotidiana, você poderá perceber que o sucesso da sustentabilidade é feito de pequenos atos dos cidadãos. Caso você seja uma pessoa que se preocupa com o meio ambiente, continue lendo o nosso texto e compreenda mais sobre o assunto.
O que é sustentabilidade?
Sustentabilidade nada mais é do que um termo utilizado para definir atitudes e atividades que visam a preservação de um sistema. Trata-se de procurar suprir as necessidades humanas, sem deixar de pensar no futuro de seus descendentes. Ou seja, um processo que engloba a expectativa de crescimento econômico e populacional, e a manutenção da cadeia de fornecimento de suprimentos; tudo isso sem provocar a destruição do meio ambiente.
Os 5 Rs da sustentabilidade
Repensar
Repensar cada um de nossos hábitos é extremamente importante, sendo indispensável analisar o que consumimos e como descartamos. Esse é um ponto crucial dos 5 Rs. Para que você possa avaliar isso, que tal responder algumas perguntas? Você descarta apenas aquilo que não tem mais como reaproveitar? A maneira como você descarta o lixo está correta? Você está comprando somente o que necessita? Você faz bom uso de tudo aquilo que compra? Faça uma análise minuciosa de todos os aspectos do seu dia a dia e, assim, você descobrirá se existe alguma coisa que pode fazer para proteger nosso planeta.
Reduzir
Devemos sempre fazer uma análise sobre a necessidade e relevância daquilo que queremos adquirir, pensando em reduzir nosso consumo de itens desnecessários, que serão pouco aproveitados e logo descartados. Algumas dicas importantes são: dar preferência para itens de maior durabilidade, presar por itens reutilizáveis, usar sacolas ecológicas, adquirir alimentos a granel, ser criativo na hora de fazer presentes, usando a imaginação para fazer itens artesanais; não se esquecendo de usar lâmpadas mais econômicas e fechando torneiras e mangueiras quando não estão sendo usadas.
Recusar
Recusar-se a adquirir produtos e alimentos que prejudicam a saúde e o meio ambiente também é primordial. Itens feitos de plásticos, lâmpadas incandescentes, produtos à base de petróleo e alimentos repletos de agrotóxicos são alguns exemplos de produtos que devem ser evitados. Além de ajudar a cuidar do mundo em que vivemos, você ainda estará se preocupando com a sua saúde e a de sua família.
Reciclar
Reciclar é a maneira mais simples de diminuir a poluição da terra e do mar, além de reduzir o uso de recursos naturais, como: água, energia e matéria-prima. Sem contar que milhares de pessoas trabalham e adquirem toda sua renda familiar por meio da com a coleta de materiais para reciclagem de plástico, papéis e outros componentes. Há também diversos centros que recolhem tampas de garrafa PET ou lacres metálicos que podem ser utilizados na fabricação de cadeiras de rodas, ventiladores e cadeiras de alimentação infantil doados para escolas e hospitais. Muitos também convertem o valor da venda destes materiais em doações para os necessitados ou ração para animais de rua
Reutilizar
Reutilizar é diferente de reciclar. A reutilização consiste em reaproveitar um item já utilizado, sem que seja necessário fazer alguma alteração drástica nele. Já reciclar significa reinserir certo item nas cadeias produtivas, para que seja processado e transformado em um novo produto.
Ao reutilizar, a vida útil do bem é prolongada, e, assim, esses itens não serão jogados em lixões, que emitem radiações e acumulam toneladas de material, onde não é absorvido e desintegrado pela natureza.
Veja, a seguir, alguns itens que podem ser reutilizados:
- Equipamentos eletrônicos;
- Baterias de dispositivos móveis;
- Pilhas;
- Lâmpadas fluorescentes;
- Vidros de conserva;
- Potes de margarina;
- Papéis de presente;
- Toalhas e panos de prato velhos…
Gostou do tema? Qual prática de sustentabilidade você tem em seu dia a dia?