A história do jeans: um clássico indispensável

Palavra-chave: história do jeans

Você conhece a história do jeans? Essa é uma peça-chave do guarda-roupa tanto feminino, quanto masculino; que passeia por todos os estilos e ocasiões, e se reinventa de tempos em tempos. Desde a sua criação, há 141 anos, por Levi Strauss, como a roupa de trabalho dos mineradores do oeste dos Estados Unidos; ele nunca deixou de figurar entre os vestuários das décadas, se transformando então em um clássico indispensável, versátil e democrático. 

Em 1873, quando ele surgiu, a exigência era básica, somente os operários das minas de ouro necessitavam de uma roupa que oferecesse essencialmente durabilidade para resistir ao trabalho pesado. Porém, nos anos 70, quando Calvin Klein colocou a primeira calça feita de denim na passarela, foi que o jeans virou um ícone de moda, caindo no gosto dos jovens da época. Mas foi como símbolo da juventude descolada dos anos 80, que o jeans realmente evoluiu. 

Continue acompanhando e saiba mais sobre a história do jeans.

Os novos modelos de jeans

A calça tradicional, com cintura média e corte reto, foi um dos primeiros modelos que se tornou popular. Dentro da história do jeans, ela ganhou fama nos anos 50; por acompanhar as linhas do corpo, vestir bem a maioria das pessoas, sendo a mais vendida até hoje.

Na década de 60, a cigarrete entra em cena com sua cintura mais baixa, modelagem justinha e comprimento na altura do tornozelo. Adorada por Brigitte Bardot, atriz reconhecida por sua beleza e sexualidade, ela atravessou gerações e hoje ocupa a terceira posição do ranking de modelos mais vendidos mundialmente.

Já nos anos 70, a calça flare ou “boca de sino”, com sua cintura alta e boca ampla, virou febre entre os jovens. De lá para cá, outros modelos nasceram para complementar a história do jeans

As novas tecnologias

 Quando surgiu, a calça jeans era feita de tecido 100% algodão. Mas, assim que a busca pelo conforto entrou em cena, o denim passou a conter uma mistura de algodão e fio lycra. Portanto, passou-se a ter duas novas tecnologias.

Uma das tecnologias é a da marca LYCRA®, que pode conferir um nível de stretch ao tecido capaz de proporcionar uma maior sensação de conforto ao consumidor. O intuito é oferecer um conforto perceptível, sem, necessariamente, a peça ficar justíssima ao corpo. 

Portanto, é usada com frequência em peças masculinas e nos modelos femininos que não precisam de tanto stretch, como as calças reta e  baggy. Essa tecnologia garante alta durabilidade à peça, principalmente quando se trata de lavagens mais agressivas. Por isso, o consumidor logo é atraído para esse modelo calça.

Outra tecnologia da marca LYCRA® oferece uma mistura de duas fibras elásticas, trazendo como resultado máximo conforto e muito mais stretch. Sendo o mais indicado para o público feminino. Não à toa, é a mais indicada para fabricação do adorado skinny, que valoriza os principais atributos da mulher brasileira.A história do jeans é marcada por várias evoluções do tecido, por isso, essa é uma peça que tem alta durabilidade e resistência às lavagens. Afinal, ela foi feita para suportar longos e pesados trabalhos.

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