Palavra-chave: moda inclusiva
Falar que igualdade e moda andaram sempre lado a lado é algo controverso, afinal, a moda inclusiva era algo que não existia até pouco tempo. O que foi visto, até o momento, era uma moda opressora e que cultuava corpos perfeitos e fora do alcance de muitos. O que, sinceramente, era surreal!
Por anos, a moda ditou o que era certo e errado. Criou-se a fantasia de que se o corpo fosse acima de um determinado peso ou fora de certo padrão, ele era considerado feio ou, até mesmo, errado. Algo totalmente ilógico, não é mesmo?
Entretanto, para a nossa alegria, a moda inclusiva está cada vez mais em alta. E vamos falar mais sobre ela ao longo desse texto, então continue acompanhando e boa leitura!
O que é moda inclusiva?
A moda inclusiva é um conceito que veio para ficar. Ela vai facilitar o cotidiano das pessoas, por meio de soluções e inovações reais para consumidores reais; desmistificando o que a mídia um dia quis impor.
Afinal, o corpo bonito é aquele que você sente bem e a moda perfeita é aquela que você faz. Por isso, há espaço para todos!
Não existem regras para o pertencimento
A moda imposta pela passarela perdeu o seu lugar de sucesso, dando espaço para que jovens estilistas começassem a criar roupas menos usadas, mas com uma identidade cheia de personalidade. Portanto, hoje em dia, é muito comum ver marcas independentes, voltadas para o público plus size, por exemplo, mostrando que há beleza em todos os tipos de perfis.
As marcas jovens carregam a moda inclusiva em seu DNA e estão verdadeiramente preocupadas com o sentimento de pertencimento e em deixar de lado os preconceitos ainda existentes. Além de serem mais sustentáveis, pensando em um consumo mais ecologicamente correto.
Moda inclusiva não é feita para nichos
Segundo o Censo Demográfico do IBGE de 2010, há 45 milhões de deficientes no Brasil. Como qualquer público, eles também precisam de roupas para toda ocasião. Portanto, quando é proposto fazer uma moda inclusiva, é preciso olhar para todos os públicos. Afinal, a diversidade humana não é feita somente de diferentes corpos, mas de necessidades distintas.
A moda inclusiva é mais do que vestir
A moda inclusiva é aquela que dialoga com o diferente e o acessível, que rompe com os padrões ultrapassados e se reconecta com a sua essência de movimento. Ela não é só sobre roupas, já que o vestir é mais do que uma necessidade de consumo, é sobre expressão, estima e entretenimento. Moda e estilo de vida são indissociáveis e, por isso, não faz sentido que esse mercado persiga figuras inalcançáveis.
Enquanto isso, as redes sociais e as mudanças políticas seguem educando quem detém o poder de reformular o setor e de fazer a moda reviver mudanças sociais e comportamentos, além de influenciar pela arte e não pelo padrão. Isso sem deixar de lado a preocupação ambiental com o planeta que todos habitam. A moda que diz sim para o coletivo, acompanha o lugar de mudança que todos queremos chegar.Gostou de saber mais sobre moda inclusiva? O que você acha sobre esse novo conceito?