Palavra-chave: lavar o jeans
Você já ouviu falar sobre o impacto provocado no meio ambiente ao se lavar o jeans? Afinal, infelizmente, a sua produção tradicional não é nada sustentável. Isso porque há necessidade de usar agrotóxico para o cultivo do algodão, matéria-prima básica desse tecido; além da grande quantidade de água utilizada na lavagem que confere a tonalidade do produto. Tudo isso está na contramão das práticas que envolvem a responsabilidade ambiental.
Por exemplo, uma calça jeans consome mais de cinco mil litros de água em todo o seu ciclo de vida. Além da água, ainda existem outros danos relacionados aos corantes usados para tingir o tecido, o uso de energia, a geração de resíduos e, ainda, as embalagens para comercialização. Ufa!
Entretanto, há formas mais responsáveis de se lavar o jeans, afinal, houve muito avanço nos processos de lavagem e tingimento das peças. Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando e boa leitura!
Entenda qual é o impacto de lavar o jeans ao meio ambiente
Na verdade, o processo de fabricação do jeans é diferente, dependendo de onde ele é produzido. Tudo se inicia na produção e colheita do algodão. Embora a planta se enquadre na categoria xerophyte, ou seja, um vegetal que não necessita de grande quantidade de água para seu desenvolvimento; ainda existe a necessidade de irrigação.
Além de outros elementos que também contribuem para aumentar o potencial poluente da produção de algodão, como o uso de agrotóxicos e a colheita, por exemplo, que é feita de forma mecanizada. As máquinas e equipamentos utilizados consomem combustíveis fósseis, que contribuem para o aumento de emissões de gases poluentes.
Produção do jeans
No processo de fabricação, o algodão cru passa por uma máquina para desembaraçamento, que o transforma em fio. Depois disso é feito o tingimento.
O algodão é imerso em uma solução de hidrogenossulfureto de sódio, que proporciona coloração amarela. Depois de retiradas dessa imersão, as fibras se tornam azuis e recebem uma camada de amido de milho, o que proporciona maior uma resistência.
As tinturas, na maior parte dos casos, contêm compostos poluentes. Ao lavar o jeans, esses elementos são descartados nas redes de esgotos e, dependendo da infraestrutura da cidade, alcançam galerias de águas pluviais, rios e mares.
Ou seja, no processo produtivo e para lavar o jeans, ocorrem situações como desperdício de água, uso de materiais que causam contaminação ambiental e consumo de energia para movimentar os equipamentos.
Saiba como é a produção de jeans no Brasil
O jeans é um dos tecidos mais populares para a fabricação de roupas. Sua cadeia produtiva engloba os setores primário, secundário e terciário. Ou seja, a produção envolve o setor agrícola (plantação de algodão), industrial (fabricação das fibras e das peças propriamente ditas) e comercial (venda aos consumidores finais).
O Brasil já alcançou o posto de um dos maiores produtores de denim, tecido usado na produção do jeans, em todo o mundo. Com 25 milhões de metros fabricados por mês, esse setor movimenta, em média, 8 bilhões de reais anualmente.
No entanto, apesar do grande mercado, várias marcas já se deram conta do potencial de agressão ambiental causado pela indústria e passaram a desenvolver novos produtos e técnicas. Uma das alternativas é o uso de ozônio e laser, que reduz o consumo de água para lavar o jeans.
Com a adoção dessa tecnologia, a expectativa é de que a necessidade de água para a produção de uma calça jeans caia dos 100 litros atuais para 200 mililitros. A novidade promete ainda reduzir em cerca de 4% o custo final das peças.
Gostou do conteúdo?